domingo, 25 de março de 2012

Silêncio

"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz."

"Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes,
a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça,
sou grato a esses professores."

"O silêncio é um amigo que nunca trai."
"Só entende o valor do silêncio quem tem necessidade de
calar para não ferir alguém."

Há quem ame, há quem não suporte, há quem tente entrar em sintonia, há quem precise e há quem simplesmente não consegue entrar em harmonia com ele.
O silêncio é motivo de controvérsias, mas para mim ele tem uma importância fundamental.

Eu preciso do silêncio para organizar minhas idéias, pensamentos e ouvir meu coração, eu aprecio demais esses momentos. Mas tem a controvérsia, muitas vezes, quando o silêncio é fundamental, não conseguimos fazê-lo e a falta dele nesses momentos trazem marcas para nossa vida.
As citações acima mostram a controvérsia do silêncio, ele pode ser nosso melhor amigo como disse Confúcio, ele tem um valor inestimável para que não tenhamos nenhum arrependimento futuro como nos diz Rosseau, ele pode nos ser ensinado através das pessoas que não dão valor à ele, como disse Gibran e, enfim, Schopenhauer nos diz que podemos colher o que mais queremos na vida através dele, a paz.
Como é dificil usar todo o significado do silêncio em nosso benefício, como é infinitamente mais fácil quando temos essa afinidade com ele, mas mesmo assim, como é infinitamente dicifil fazê-lo para amenizar uma situação.
Acho que é uma questão de treino, condordo com Schopenhauer, se treinarmos dia a dia e aos poucos nos tornarmos intimas dele, conseguirenos controlar melhor nossa vida e encontrar a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário